Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Entrar

8 julho 2009

Relato do monitor em cada dia do estágio
8 julho 2009

Alunos 2009

Quarta-feira | Pensando um Plano de Negócios


Quinto Dia. Este dia foi dedicado à realização do Plano de Negócios. O tempo era pouco e havia muitas ideias para analisar. A equipa FEM gerou mais de 67 ideias e a FIERA mais de 122!!! Dedicação e criatividade não faltaram: estas ideias tinham sido originadas à noite, durante as visitas e até mesmo no metro!!


Neste dia, foi evidente a garra dos jovens empreendedores. Por outro lado, houve alguma dificuldade de adaptação à inexistência da siesta na cultura Portuguesa.

foto17_2009.jpg

FOTO: Depois do almoço, os espanhóis sofreram um pouco...

Mesmo com os percalços causados pela falta da siesta, os estagiários conseguiram atingir mais um objetivo: se a produção deles durante o dia fosse satisfatória, eu prometi que os levaria a uma das praias de Porto, como eles tanto queriam. Assim, ao final do dia de quarta-feira eles:

  • Compilaram a lista de ideias geradas;
  • Criaram categorias para o grupo estabelecer prioridades;
  • Deram prioridades às ideias de acordo com o grupo;
  • Começaram a desenvolver a apresentação de sexta-feira.

Praia

Mesmo sendo final de tarde, o Verão permite aproveitar a praia até o último raio de luz. E eles assim o fizeram. Apesar das gélidas águas do mar, a Loli, Célia, Rebeca e Guillermo aventuraram-se, enquanto eu, o Aníbal e a Joana optámos pelo conforto de um café à beira-mar. Diversos momentos de alegria e descontração selaram com chave de ouro a integração de um grupo que já demonstrava uma imensa satisfação com o que por aqui faziam.

foto18_2009.jpg

FOTO: Praia - Prémio pelo bom trabalho e muita diversão à mistura

Durante o passeio, ocorreu aquele que seria talvez um dos momentos mais “aterrorizadores” do programa. As espanholas decidiram cantar a “agradável” música dos elefantes, e com isso, graças a um infeliz comentário de minha parte, cantaram até aos 152 elefantes, atormentando a nossa vida…

Jantar “a la Malageta”

Como já era um pouco tarde depois da praia e do duche, fomos jantar ao restaurante em frente ao Hospital de São João. Aí eu pedi uma Francesinha Mexicana, que vinha acompanhada de duas “pequenas” pimentas, posteriormente identificadas como malaguetas.


O espírito de experimentação de todos levou a cenas hilariantes e muito choro, com direito a célebres frases como “enserio! estoy sufriendo!”, enquanto a boca parecia pegar fogo.

foto19_2009.jpg

FOTO: Momentos de muito riso durante o jantar

Final da noite. O dia de quinta-feira iria requerer trabalho árduo de todos para podermos deixar pronto o Plano a tempo!