7 julho 2009
Terça-feira | O mundo da optoeletrónica
Quarto dia. Acordámos bem cedo e saímos do hotel por volta das 8:00 da manhã. Assim pudemos apreciar todo tipo de caras mal-humoradas e sonolentas …
Como os nossos amigos espanhóis nos revelaram que na Espanha às 9:00 da manhã é praticamente “madrugada”, só posso imaginar o que sentiram ao ter que sair do hotel às 8:00 da manhã, logo após o pequeno-almoço. Temos de admitir que os nossos jovens empreendedores tiveram uma postura louvável, sem reclamações e sempre com óptima disposição. Apanhámos o metro (quase) na hora certa e fomos em direção à estação da Casa da Música. Quando lá chegámos, ainda tivemos de caminhar cerca de 25 minutos até chegarmos na Faculdade de Ciências, que abriga a Unidade de Optoeletrónica e Sistemas Eletrónicos (UOSE) do INESC Porto.
Quando lá chegámos, fomos alegremente recebidos pelo Ireneu Dias, coordenador adjunto da UOSE.
FOTO: Ireneu Dias (sentado) e Carlos (vestido de verde) - Apresentação UOSE
No que o Ireneu descreveu como “a parte mais chata do dia” (que de chata, não tinha nada), os estagiários aprenderam um pouco sobre a UOSE e as sobre atividades que a Unidade desenvolve / desenvolveu. Alguns dos exemplos apresentados pelo Ireneu ficaram mesmo na memória dos jovens empreendedores, que os recordaram por diversas vezes durante o dia e resto da semana. Os estagiários conheceram também o Carlos, um dos dois responsáveis pela apresentação dos laboratórios e instalações da UOSE durante o dia.
Durante o resto do dia, os estagiários puderam observar e aprender com diversas atividades e até mesmo participar ativamente em algumas delas. Aqui os estagiários aprenderam um pouco mais sobre fibras óticas e sua aplicação em sensores de diversos tipos e aplicações, tendo inclusive visitado diversos laboratórios e conhecido diferentes equipamentos.
FOTO: A Loli a cortar uma fibra ótica para colar dois segmentos
Depois do almoço na cantina da Faculdade de Ciências, os estagiários puderam conhecer a sala limpa da UOSE. Estas salas são concebidas para trabalhos em ambiente sem a contaminação de qualquer tipo de partícula que possa afetar filmes e outros tipos de materiais, pelo que é necessário ter grande cuidado e atenção ao entrar neste ambiente.
FOTO: Todos devidamente trajados para conhecer a sala limpa
Durante a visita à sala limpa, os estagiários tiveram a oportunidade de conhecer o segundo responsável pela visita à UOSE, o "Jonny Cacau”, que os empolgou e animou durante a tarde na visita a outros locais da UOSE. Ele, o Carlos, Ireneu e outros colegas do INESC Porto propiciaram aos estagiários, e citando os próprios, “o melhor dia de visitas”. Obrigado!
FOTO: "Jonny Cacau" durante as explicações de preparação para a sala limpa
No final da visita fomos, a pedido dos próprios estagiários, visitar a Rua Santa Catarina, a maior rua do Porto só para peões. Conhecida pelas lojas e estabelecimentos comerciais, a rua fez com que a “ala feminina”, que estava em maioria, concretizasse sua vontade de conhecer e visitar algumas lojas.
FOTO: Célia, Loli e Rebeca numa das lojas da Rua de Santa Catarina
Jantar
De volta ao Hotel, fomos jantar ao lugar de costume: na praça de alimentação do shopping que ficava abaixo do hotel. Depois de um dia exaustivo e interessante, era tempo de mais uma noite de descanso!