9 julho 2009
Quinta-feira | Plano de Negócios & Porto
Sexto dia. Logo de manhã cedo fomos ao INESC Porto onde as equipas trabalhariam na construção do Plano de Negócios durante toda a manhã. Nesta altura as equipas já haviam selecionado as ideias que iriam trabalhar e começaram a preparar a apresentação final. As ideias selecionadas foram as seguintes:
- FEM: Auriculares integrados nos assentos dos veículos para sistemas de áudio e vídeo individualizados nos automóveis;
- FIERA: Sistema localizador de objetos que são facilmente perdidos, como chaves, telemóvel, entre outros.
Durante a manhã, os estagiários pesquisaram, discutiram e definiram:
- Descrição do Problema;
- Descrição do Produto:
- Proposta de Valor;
- Mercado;
- Concorrência;
O programa ditava que deveríamos sair às 14:00 para visitarmos pontos turísticos da cidade do Porto. O comprometimento dos jovens empreendedores foi tanto que por diversas vezes pediram para prorrogarmos a nossa saída até que acabámos por apanhar o metro apenas às 17:00!!
Visita ao Porto
Era o dia mais esperado da visita à cidade do Porto. Preparámos um roteiro dinâmico e ao mesmo tempo encantador. Saímos do INESC Porto e apanhámos o metro até à estação de São Bento. Lá aproveitámos o mesmo passe (Andante) e descemos pelo Funicular dos Guindais, onde todos ficaram maravilhados com a vista para o Rio Douro e Ponte D. Luís I.
FOTO: Vista da ponte D. Luís I a partir do Funicular do Guindais - de tirar a respiração!!
Logo após o desembarque, voltámos a entrar o funicular, desta vez para poder embarcar no Elétrico em direção à reitoria da UP (ainda com o mesmo passe do Andante… ). Sucesso! Chegámos a tempo e pelo elétrico conseguimos mesmo poupar tempo e energia para a subida à Torre dos Clérigos.
FOTO: Todos no elétrico da linha 18 na direção do Carmo à Batalha
FOTO: Todos em frente ao elétrico na paragem final (Carmo) em frente à reitoria da Universidade do Porto
Ao chegar ao Carmo, pudemos ver a reitoria da Universidade do Porto e caminhar em direção ao próximo ponto turístico: a Torre dos Clérigos. Depois de 225 degraus e 75 metros de altura, os jovens empreendedores ficaram surpreendidos com a maravilhosa vista da cidade do Porto, num dos pontos mais altos de toda a semana.
FOTO: Os Espanhóis no topo da Torre dos Clérigos
Próxima paragem: estação de comboios de São Bento e a Sé do Porto. A estação de comboio destaca-se por seus belíssimos e antigos azulejos, enquanto que a Sé do Porto, situada também no centro histórico, é um dos principais monumentos da cidade. A vista por lá é, como era de se esperar, estonteante!
FOTO: Jovens empreendedores na Sé do Porto com vista para o Douro
Depois de visitar a Sé do Porto fomos novamente até a Ponte D. Luís I, desta vez por cima, para apreciar a bela vista. Atravessámos a ponte e, por alguns minutos, parámos para tirar fotos e conversar. Uma imagem vale mais do que mil palavras:
FOTO: Rebeca, Celia, Guillermo e Loli – Pôr-do-sol em Gaia
Descendo pelas antigas e estreitas ruas de Gaia em direção ao Cais de Gaia, atravessámos novamente a ponte D. Luís I, desta vez por baixo. Terminámos a tarde no Cais da Ribeira, junto ao rio Douro e parte do património mundial da UNESCO. Após um dia de lindas vistas e visitas, apanhámos o funicular de volta para a estação de metro de São Bento e dali para o hotel.
Jantar
Jantámos rapidamente, novamente no shopping, e voltámos para o Hotel. Todos estavam livres para ir descansar, só que, por opção deles, não foi bem isso que aconteceu.
Overnight
Mesmo após o jantar, as equipas continuaram a trabalhar nas apresentações. De acordo com eles, ficaram até às 3 da manhã a discutir os pontos que seriam apresentados e a tentar perceber como seria possível melhorá-los. Isso, sim, é dedicação!