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Dia 3 de julho (2ª feira)

1º dia de estágio (relatório dos alunos)

O estágio iniciou-se com uma breve apresentação sobre o INESC TEC, na qual foram mencionados os diversos centros e laboratórios de investigação.

Este instituto de excelência, com sede no Porto, contempla vários polos e parceiros, tanto nacionais como internacionais.

Por fim, foram apresentadas as múltiplas parcerias feitas com algumas empresas com diferentes níveis de desenvolvimento - spin-offs, start-ups, multinacionais e internacionais.De seguida, foi feita uma visita guiada às instalações, percorrendo os vários departamentos constituintes,  com o intuito de nos dar a conhecer todo o ambiente envolvente.

Para finalizar as atividades da manhã, procedemos ao visionamento de pequenos vídeos explicativos sobre o que é o empreendedorismo, como criar ideias inovadoras e, ainda, sobre como desenvolver um plano de negócios de uma empresa - Canvas Business Plan.

Aprendemos ainda dois novos conceitos: inovação disruptiva (ideia que surge se qualquer precedente, totalmente inovadora) e inovação incremental (surge como um aperfeiçoamento de algo já existente).

Após terminada a apresentação, fizemos uma pausa. Após o almoço, estava prevista a visita a duas empresas, uma delas - MitMyNid - localizada numa “incubadora”, e outra numa fase mais avançada, instalada nas instalações da UPTEC da FEUP: a LTP Labs.

A primeira empresa que visitamos foi a LTP Labs. Esta foi criada por professores universitários com o propósito de aconselhar empresas, que os procuram de modo a responder a certos problemos que lhes são colocados. Considere-se o seguinte  exemplo: uma empresa quer arranjar uma maneira de fornecer as suas lojas espalhadas por todo o país e procura a LTP Labs para que a mesma lhe estruture um plano estratégico, com o intuito de fazer com que a distribuição seja feita do modo mais rentável possível. 

Já a MitMyNid, sediada na rua dos Salazares, é uma empresa associada à criação de uma plataforma informática, cujo principal objetivo consiste em permitir um contacto facilitado entre empresas de distribuição a nível mundial e os respetivos clientes. Esta visa facilitar o transporte quer de um simples envelope, quer de um grande contentor. Um cliente que pretenda transportar um contentor do Porto para a cidade de Cascavel, no Brasil, escreve os destinos iniciais e finais pretendidos e procura nesta mesma plataforma as possibilidades de transporte. São-lhe apresentadas várias empresas que se disponibilizam a realizar esse trajeto. O cliente envia uma proposta com as informações do contentor com uma sugestão de um preço. Cabe à empresa transportadora de aceitar ou negociar a proposta feita.

Uma das características que definem esta plataforma é o facto da mesma ampliar todo um leque de possibilidades, no que toca ao meio de transporte a ser utilizado para a distribuição da mercadoria.

Após a visita destas duas empresas, o dia acabou.