Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Entrar

Dia 30 de junho (2ª feira)

1º dia de estágio (relatório dos alunos)

Inês Sebastião, João Sousa, Raquel Pestana e Ana Magalhães

Somos Ana Isabel Magalhães (Valongo, Porto), Inês Sebastião (Castanheira do Ribatejo, Lisboa), Bruno Luís (Caldas da Rainha, Leiria), Diogo Martins (Alcains, Castelo Branco), João Sousa (Paredes, Porto) e Jorge Matias (Pinhel, Guarda).

O nosso primeiro dia de estágio começou um pouco mais tarde porque mudámos, logo pela manhã, para um hostel que tinha camas individuais para todos! Pudemos constatar muito facilmente que o Porto está um verdadeiro destino turístico pela ocupação hoteleira. Apesar das condições excelentes oferecidas pelo Hotel Ibis, as camaratas da nova “casa” e todos os espaços sociais são multiculturais, por este motivo ficamos muito contentes, pois assim podemos conviver com pessoas de vários países, exercitar o inglês e podemos conhecer novas culturas. Um dos pontos fortes deste hostel são os balneários.

Depois desta mudança, fomos para o INESC TEC. Aí conhecemos a Sandra Pinto (Serviço de Comunicação do INESC TEC) que foi a primeira pessoa que contactou connosco por email, e foi-nos também apresentada a sala onde iremos trabalhar nos nossos projetos. De seguida, fomos almoçar no bar do INESC TEC.

Visita à Flupol

De tarde realizámos duas visitas de estudo, a primeira foi à empresa Flupol que se situa em Campo - Valongo. Esta empresa faz revestimentos de peças do nosso quotidiano com polímeros, sendo os revestimentos de alta qualidade. Estes são utilizados, por exemplo, em fogões e carros.

A segunda parte da nossa tarde decorreu na Maia, na empresa FiberSensing. Aqui conseguimos descobrir novas aplicações da fibra ótica, tais como sensores. Foram-nos apresentados alguns exemplos, tais como o Túnel do Chiado (Lisboa) ou a Ponte D. Luís (Porto) onde são utilizados. Estas empresas serviram para que realmente ficássemos a conhecer como a tecnologia de ponta é incorporada na indústria portuguesa a nível mundial, bem como as novas aplicações da tecnologia, o ambiente industrial e ainda a sua dependência da investigação tecnológica.

Visita à FiberSensing

No final do dia fomos jantar ao Mcdonald's. Por último fomos para o novo local de alojamento, o Cool Hostel, onde estivemos a confraternizar e a ver os episódios do Shark Tank de modo a entrarmos no espirito do nosso estágio.