Dia 30 de junho (2ª feira)
Somos Ana Isabel Magalhães (Valongo, Porto), Inês Sebastião (Castanheira do Ribatejo, Lisboa), Bruno Luís (Caldas da Rainha, Leiria), Diogo Martins (Alcains, Castelo Branco), João Sousa (Paredes, Porto) e Jorge Matias (Pinhel, Guarda).
O nosso primeiro dia de estágio começou um pouco mais tarde porque mudámos, logo pela manhã, para um hostel que tinha camas individuais para todos! Pudemos constatar muito facilmente que o Porto está um verdadeiro destino turístico pela ocupação hoteleira. Apesar das condições excelentes oferecidas pelo Hotel Ibis, as camaratas da nova “casa” e todos os espaços sociais são multiculturais, por este motivo ficamos muito contentes, pois assim podemos conviver com pessoas de vários países, exercitar o inglês e podemos conhecer novas culturas. Um dos pontos fortes deste hostel são os balneários.
Depois desta mudança, fomos para o INESC TEC. Aí conhecemos a Sandra Pinto (Serviço de Comunicação do INESC TEC) que foi a primeira pessoa que contactou connosco por email, e foi-nos também apresentada a sala onde iremos trabalhar nos nossos projetos. De seguida, fomos almoçar no bar do INESC TEC.
De tarde realizámos duas visitas de estudo, a primeira foi à empresa Flupol que se situa em Campo - Valongo. Esta empresa faz revestimentos de peças do nosso quotidiano com polímeros, sendo os revestimentos de alta qualidade. Estes são utilizados, por exemplo, em fogões e carros.
A segunda parte da nossa tarde decorreu na Maia, na empresa FiberSensing. Aqui conseguimos descobrir novas aplicações da fibra ótica, tais como sensores. Foram-nos apresentados alguns exemplos, tais como o Túnel do Chiado (Lisboa) ou a Ponte D. Luís (Porto) onde são utilizados. Estas empresas serviram para que realmente ficássemos a conhecer como a tecnologia de ponta é incorporada na indústria portuguesa a nível mundial, bem como as novas aplicações da tecnologia, o ambiente industrial e ainda a sua dependência da investigação tecnológica.
No final do dia fomos jantar ao Mcdonald's. Por último fomos para o novo local de alojamento, o Cool Hostel, onde estivemos a confraternizar e a ver os episódios do Shark Tank de modo a entrarmos no espirito do nosso estágio.