Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Entrar

5 julho 2011

Relatos dos alunos em cada dia do estágio
5 julho 2011

Alunos na sala limpa

2º dia, terça-feira

O dia iniciou-se com a visita à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Fomos recebidos com uma palestra sobre todos os aspetos da fibra ótica. Depois de acabado fomos até ao piso -1 onde vimos uma unidade de sala limpa onde se produzia componentes eletrónicos que não podiam ter impurezas pois isso iria reduzir e interferir com a velocidade e transferência de dados.

Mais à frente, depois de sair da sala limpa, fomos a uma sala ao lado que tratava de polir e tratar as peças, tendo lá uma câmara com raios ultra violeta. De seguida, fomos encaminhados para a unidade de fibra ótica onde pudemos fazer uma fusão de duas linhas de fibra ótica chamada Splicer.

Depois foram-nos mostradas unidades da optoeletrónica onde havia vários cientistas a trabalharem em projetos relacionados com sensores com fibra ótica a desenvolverem investigação para a FiberSensing e mesmo pessoas a fazer doutoramentos.

Na parte da tarde, que foi a mais interessante na visão de todos, foi-nos apresentada a unidade de robótica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Aqui mostram-nos todos os projetos lá desenvolvidos, como os submarinos que eram completamente autónomos, robôs que sabiam jogar futebol autonomamente também e, por fim, alguns projetos ainda em desenvolvimento como um robô segurança que detetava incêndios, intrusos, etc..

No fim desta visita, brincamos e programamos num brinquedos chamado nxt da lego que permitia programar uma robô para um determinado percurso com vários acessórios como ultra sons e infravermelhos.

Considera-se que o dia foi bastante interessante e ficamos com o bichinho da robótica.