Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Entrar

4 julho 2011

Relatos dos alunos em cada dia do estágio
4 julho 2011

Visita FiberSensing

1º dia, segunda-feira

O primeiro dia no INESC Porto começou com a visita pelos vários pisos das instalações acompanhados pela orientadora Raquel Pestana que nos descrevia a atividade de cada equipa de cada andar. Em seguida, dirigimo-nos uma sala de reuniões, que posteriormente seria a sala onde vimos um filme do INESC Porto que resumia a sua atividade, e uma apresentação feita pela orientadora sobre Empreendedorismo até à hora de almoço.

Almoçámos no bar do INESC Porto, do qual reconhecemos a sua qualidade tanto no atendimento, como na comida e variedades disponíveis.

Depois do almoço, estava programado visitarmos duas empresas com ligação próxima ao INESC Porto: Flupol e FiberSensing. Começámos por visitar a Flupol onde pudemos ver ao vivo máquinas e linhas de montagem de produção em massa. Aprendemos sobre o funcionamento da empresa, sobre o tipo de negócio e as suas políticas, bem como a importância que tem no mercado mundial (achámos particularmente interessante a empresa produzir peças para pistões da Mercedes).

Em seguida visitámos a empresa FiberSensing, que é a líder mundial em sistemas de monitorização com fibra ótica. Foi muito interessante visitar esta empresa pois trata-se de uma empresa portuguesa que é líder mundial numa tecnologia avançada, que neste caso é a monitorização em fibra ótica. Vimos técnicas de corte e fusão de fibra ótica bem como toda a tecnologia e dispositivos de ponta presentes nos laboratórios da empresa. Aprendemos, de uma forma geral, como funcionam os vários dispositivos que a empresa produz para venda e também sobre o funcionamento da tecnologia de fibra ótica em geral.

No final da tarde terminámos o dia na sala de reuniões onde iniciámos o dia, constituindo as duas equipas e fizemos brainstorming para arranjar o maior número de ideias possível para selecionar posteriormente as duas ideias que seriam a base da empresa de cada grupo.

À noite fizemos o trabalho de casa que nos foi proposto no lobby do hotel onde estávamos alojados que consistia em reunir no total 150 ideias (25 por cada um de nós).