9 julho 2010
5º dia, sexta-feira
Este dia começou com um atraso devido às alunas Raquel Leal e Mariana Ferreira terem adormecido porque tinham estado a trabalhar no projeto juntamente com o terceiro elemento do grupo, José Sarilho. O dia começou pelas 9h30 com a reunião de informação obtida na noite e madrugada desse dia por nós, e o tratamento da mesma. Até à hora de almoço, a pesquisa que ainda deveria completar mais o projeto estaria já toda definida e estaria pronta a ser inserida no powerpoint.
O almoço foi no bar do INESC Porto cerca das 12h30, sendo este o mais rápido possível, visto que o trabalho estava atrasado. Quando voltámos «à carga», o template para o power point foi selecionado e estruturado, de maneira a inserir toda a informação que obtivémos, já devidamente tratada.
O modelo da apresentação estaria pronto por volta das 14h50, cerca de 5 minutos depois dos elementos do júri terem chegado à nossa sala. Procedeu-se à apresentação do nosso produto, com diversos fatores, componentes e características: a apresentação do que era o nosso produto; o público-alvo ao qual se destinava (que era dividido em três áreas – militar, médica e entretenimento); os concorrentes ao nosso produto que ainda só se encontravam em fases de estudo; as vantagens e desvantagens do mesmo; a estimativa de uma análise financeira, as estatísticas quanto a quem usaria óculos ou lentes, e quanto a quem tinha uma visão saudável e, por fim, o slogan da nossa empresa.
Para além da apresentação visual, na oral falou-se de um dos componentes das nossas lentes: o grafeno, tanto a níveis técnicos como físico-químicos do material. Após a nossa intervenção, foi a vez do júri fazer-nos perguntas e impor-nos correções. De um modo geral percebemos que o nosso produto tinha suscitado o interesse nos nossos ouvintes, bem como o orgulho da nossa monitora.
Depois fomos preencher uma avaliação do curso online para a «Ciência Viva» a fim desta obter informações sobre se gostámos ou não do curso, e porquê. Seguiu-se a pausa para o lanche e fomos comprar os bilhetes de comboio para as alunas de Lisboa, jantar e deixar o José no comboio para regressar para o Porto. Terminaria assim o nosso curso de uma semana, cheio de conhecimento e de muita diversão.