Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Entrar

8 julho 2010

Relatos dos alunos em cada dia do estágio
8 julho 2010

Criação dos mini planos de negócio

4º dia, quinta-feira

O dia começou com a visita à biblioteca da FEUP em que vimos como esta estava disposta e organizada abrindo-nos horizontes para nos integrarmos no que será o nosso dia-a-dia numa universidade.

Perto das 9h30 voltamos ao INESC Porto a fim de começarmos a desenvolver o projeto final. Começamos o dia com um brainstorming, onde expusemos mais ideias do que as que já tínhamos para que estas fossem selecionadas posteriormente.

Foi decidido que esta seleção seria exposta num Excel sujeita a critérios de avaliação, cujas notas variam de 1 a 10. Ao longo da avaliação pela nossa parte foram surgindo debates por causa de ideias de elementos do grupo que entravam em constante discordância e concordância. Notoriamente, havia prós e contras para cada ideia, embora todas as críticas fossem de caráter construtivo.

Aquando da realização da avaliação as ideas selecionadas foram: o <vaso que armazenava água>, a <esferográfica multifunções> e o <estojo com diversos compartimentos>. Em consenso, achamos bem diferenciar a cotação dos critérios porque achamos as ideias selecionadas as piores opções.

Depois de dar o peso aos critérios aguardamos pelo "vencedor" enquanto concordávamos os três com uma ideia que gostávamos todos e eis que... foi realmente a vencedora: <lentes de contacto solares>. Após esta decisão unânime, e entre outros elementos do grupo e o computador, recorremos à ideia de desenvolvermos não só umas simples lentes solares, mas também, aplicar outras ideias anteriormente pensadas. Daí saiu uma panóplia de lentes com tecnologias mais avançadas das que já existem em estudo e no mercado.

A partir deste ponto fulcral, o nosso projeto começou com o debate sobre o Plano de Negócios a desenvolver e a divisão de tarefas, em que as funcionalidades do nosso produto, bem como a seleção do público-alvo e a pesquisa sobre os concorrentes, são pontos fundamentais da nossa pesquisa e tratamento da mesma.

Decidimos também o nome da empresa (Techonan), o nome da gama de produtos (Lensity) e, enquanto trabalhamos em ambiente exterior ao INESC Porto (casa = hotel) decidimos também o nosso slogan: "Quer mesmo manter os olhos fechados...?".

Terminamos o nosso dia a pesquisar para procedermos à apresentação no dia 9 de julho, sexta-feira.