Dia 14 de julho (5ª feira)
No quarto dia de estágio, durante a manhã, estivemos a analisar o “Top 3” das ideias para a criação de um mini-plano de negócios e começamos a desenvolver pesquisas acerca de “criar desumidificadores que se fixam em paredes (do género radiador) que tenham um conjunto de canalizações de extração da água líquida. Pode ser também usado em conjunto com os próprios radiadores (2 en 1)”. No entanto, a partir desta ideia inicial, começamos a inovar e, então, decidimos que o nosso projeto consistiria em criar um robot modular com as seguintes funções: automação, humidificador, desumidificador, aquecedor e arrefecedor, sendo este controlado, de modo opcional, por uma APP.
Posto isto, dividimos o nosso grupo de quatro elementos em grupos mais pequenos, de forma a repartir as tarefas: identificar os produtos existentes no mercado, idealizar as componentes do produto e desenvolver o plano de marketing para a nossa apresentação final.
De seguida, fomos almoçar à cantina da FEUP e rapidamente nos dirigimos para a sala, devido à carga de trabalho. Aí, continuamos o desenvolvimento do desenho do protótipo e o estudo do público-alvo. Angariamos conhecimento, transmitido pela nossa querida, amável e lindíssima monitora Raquel, sobre market share, good-value pricing, centros empresariais e incubadoras. O Francisco estava a morrer e a Ana disse múltiplas vezes “Eu quero ir embora” em tom deprimido, enquanto ambos tentavam “placar” num sentido metafórico a quantidade de trabalho e criatividade/poder de invenção que lhes foi incumbido.
O trabalho foi-se desenvolvendo lenta, mas solidamente. Fomos superando obstáculos e arranjando soluções para problemas que emergiam espontaneamente.
O Moisés e a Bárbara trabalharam conjuntamente com a monitora Raquel no desenvolvimento de estratégias e na funcionalidade empresarial, de modo a criar uma estrutura de suporte para o produto.
O trabalho ficou quase todo definido pela altura em que demos por terminado o dia.