Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Entrar

Dia 10 de julho (3ª feira)

2º dia de estágio (relatório dos alunos)

Encontrámo-nos às 09h00 na FCUP (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto) e logo de seguida fomos para uma sala de aula, onde tivemos uma aula teórica com o professor Manuel Marques, em que abordamos os princípios básicos da física, a física aplicada (fibra ótica) e ainda, normas de segurança num laboratório I&D.

De seguida, tivemos uma pequena pausa para desanuviar e comunicarmos um pouco mais uns com os outros, o que deu para nos conhecermos melhor.

Entretanto, fomos visitar o laboratório de fibra ótica, onde conhecemos o Duarte Viveiros, um aluno que estava a tirar o doutoramento. Este mostrou-nos o laboratório e algumas das suas utilidades e explicou-nos o trabalho que estava a desenvolver.

Depois fomos com o professor Manuel Marques conhecer a “sala limpa” e perceber como esta funciona e a sua importância, pois permite tratar de certas coisas mais delicadas, em que a mínima sujidade interfere no desenvolvimento destas.

Seguidamente, fomos a um laboratório de trabalho do Centro de Fotónica Aplicada, onde conhecemos uma investigadora que nos apresentou uma impressora 3D e nos mostrou como criar uma peça para um circuito que íamos analisar de tarde.

Ao 12h45 fomos almoçar e mais uma vez estivemos em convívio e a esclarecer algumas dúvidas e curiosidades nossas com o professor Manuel Marques.

Voltamos para o laboratório onde tínhamos estado anteriormente e dividimo-nos em grupos. Aqui estivemos a aprender a fazer a clivagem, o corte e a fusão das fibras óticas.

Posteriormente fizemos uma pausa a que se seguiu da conclusão do tema anterior em que fizemos montagens experimentais de sensores em fibra ótica e uma apresentação de circuito feita por uma investigadora.

Por fim encerramos o nosso 2º dia de estágio.