Dia 4 de julho (6ªfeira)
O dia começou cedo depois de uma longa noite a trabalhar no projeto final, curiosamente a noite em que fomos mais cedo para a cama porque já não aguentávamos mais… E, mais uma vez, não cumprimos o horário estabelecido…(chegámos às 10h00).
De manhã dirigimo-nos para o INESC TEC, onde apenas durante a manhã delineamos o que na noite anterior não tínhamos acabado, mais precisamente o levantamento da documentação estatística, análise do mercado potencial e a quota de mercado. Ainda depois do almoço conseguimos pela primeira vez ter uma perspetiva do resultado final do projeto.
Apresentámos os projetos a um júri constituído por três pessoas - Andreia Passos (investigadora do CITE do INESC TEC), Luís Seca (coordenador-adjunto do CPES do INESC TEC) e Pedro Fortuna (investigador do CTM do INESC TEC e CTO da empresa AuditMark) - , à coordenadora do estágio, Sandra Pinto e à nossa orientadora/professora Raquel Pestana.
No final da apresentação de cada grupo, cada membro do júri fez uma apreciação dos projetos. As críticas foram unânimes para ambos os projetos - estes eram demasiado ambiciosos no sentido em que havia demasiadas aplicações ao nível do mercado. Também foi dito que a ideia de fazer parcerias com grandes empresas era extremamente arriscada pois estas facilmente plagiam o nosso produto. Do mesmo modo competir contra multinacionais não vale o esforço/tentativa pois estas, devido à influência que tem no mercado, “esmagar-nos-iam”.
Porém o júri não fez apenas críticas negativas sendo que reconheceu o nosso trabalho, tendo em conta o intervalo de tempo que nos foi concedido para planear o projeto. Foi ainda extremamente prestável ao aconselhar-nos qual a melhor forma de resolver os problemas que o nosso projeto revelou, fazendo por isso críticas construtivas que nos enriqueceram relativamente ao âmbito empresarial.
No final das apresentações procedemos à conclusão dos relatórios do estágio.