Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Entrar

11 julho 2009

Relato do monitor em cada dia do estágio
11 julho 2009

Alunos 2009

Sábado | Despedidas

Oitavo e último dia. Saímos do hotel às 8:45 em direção à Praça da Galiza. O objetivo era levar a Célia para apanhar o autocarro em direção a Madrid. Antes de sair, começaram as despedidas, e a Joana, que iria com o pai do seu namorado até à estação de comboio para regressar a Lisboa, disse também adeus ao grupo.

Destaque para a falha de comunicação, diferença cultural e amizade. Após uma rápida despedida, os espanhóis não ficaram seguros se a Joana se havia despedido adequadamente ou não. Fizeram questão de ir novamente até ao quarto dela para se despedirem. Já prontos, seguimos caminho. O Guillermo foi o meu “GPS” para ajudar a encontrar o caminho, enquanto eu conduzia até à Praça da Galiza.

Encontrámos rapidamente a Praça e chegou o momento de mais uma despedida. Desta vez, era a Célia que se despedia. Esperando até os últimos cinco minutos antes do embarque, conversámos e rimos bastante. Ao despedirmo-nos, a realidade desperta-nos para dizermos antes um “até logo”.

 foto33_2009.jpg                      

FOTO: Despedida da Joana - Loli, Guillermo, Célia, Joana e Daniel

Como o Guillermo e a Loli, os últimos a partir, só iriam voar para Madrid às 17:00, regressámos ao hotel. Fizemos as malas, fechámos as contas e fomos passear pelo Porto e por Gaia pela última vez. Visitámos o Estádio do Dragão (foto em homenagem à Joana), apreciámos novamente a vista do Douro, almoçámos na Av. dos Aliados e passeámos por Gaia antes de seguirmos para o aeroporto.

foto35_2009.jpg

FOTO: Equipa oficial FEM & FIERA

No aeroporto, o silêncio e o compasso de espera pelo momento do embarque causavam-nos um nó da garganta que nos incomodava bastante. Após 4 tentativas para tirar a “última foto” (e com a paciência do Guillermo), conseguimos tirar esta antes da despedida:

foto36_2009.jpg

FOTO: A última foto - Guillermo, Daniel e Loli

Acredito que todos nós que participámos nesta experiência sabemos o quão difícil é expressar com palavras o que sentimos na hora da despedida. Posso dizer, por minhas próprias palavras, que mesmo sendo responsável pela execução do programa e monitor, aprendi e diverti-me muito com todos. Espero que todos também tenham aprendido tanto como eu e que esta semana não tenha sido apenas mais um momento nas nossas vidas, mas sim uma verdadeira oportunidade de aprendizagem para todos.