Dia 15 de julho (2ª feira)
Iniciámos o dia com uma breve apresentação sobre o INESC TEC e o programa de atividades do estágio elaborado pela Mónica Gomes, colaboradora do Serviço de Comunicação da instituição.
Em seguida, na oficina “Quebra de Gelo Criativo” participamos em jogos, onde as investigadoras Sara Neves e Ana Alvarelhão nos puseram à prova para pensarmos fora da caixa.
Depois do saboroso almoço no bar da instituição fomos diretos a Braga onde visitamos o edifício GNRation, começando pro visitar a Startup Braga, cujo objetivo é apoiar os empreendedores no processo de criação e desenvolvimento da sua empresa.
Ainda neste edifício, ficamos a conhecer a spin-off Keyruptive e a aplicação SafeCloud, que foram destacadas pelo investigador Francisco Maia. Ambas as aplicações incidem na área da segurança informática, uma questão bastante pertinente na atualidade.
A Keyruptive pretende solucionar o problema do armazenamento confiável das chaves criptográficas. Na mesma base de trabalho foi criada a SafeCloud, que tem como objetivo estabelecer-se como uma ferramenta de proteção de fotografias quando estas são guardadas na várias clouds disponíveis na internet.